Onde encontrar
@cidadaniaemacao


Um Projeto de Angelo Pavan

Cidadão em Ação

Curta nossa FanPage

Cidadania em Ação
Siga-nos
@cidadaniaemacao


(51) 9.84116533
A Importância dos projetos sociais para o resgate da cidadania
Falar de Projetos Sociais hoje em dia é a mesma coisa que falar sobre mudança, renovação e transformação de histórias e contextos de vida. Um dos principais valores a serem resgatados e (re)construídos em nossa sociedade é exatamente a – Cidadania. O que é ser um/a cidadão/ã de bem? Como fazer para sê-lo? Qual o melhor caminho a percorrer? Sendo assim, acreditamos que um dos trajetos mais eficientes e eficazes para alcançar esta meta seria a participação de todos(as) em projetos sociais. Mas afinal, o que seria um Projeto Social?
Um Projeto Social sempre nasce para solucionar algum tipo de problema que está instalado em algum setor de nossa sociedade (educação, saúde, segurança pública, esporte, lazer, emprego etc.) e também surge para responder a uma necessidade/demanda de um público-alvo que se encontra em condições de vulnerabilidade social, econômica e/ou cultural etc.
Normalmente, os projetos sociais em seus variados tipos e formas de aplicabilidades (dança, luta, esporte, informática, cursos profissionalizantes, palestras motivacionais etc.) surgem com o objetivo de transformar a vida das pessoas, principalmente as das mais carentes e humildes de recursos. Neste sentido, abre-se sempre uma ótima oportunidade para a possível construção de laços sociais e o fortalecimento de vínculos afetivo-emocionais.
Sabemos que a grande maioria dos projetos sociais tem suas bases calcadas no plano das idealizações e, em alguns casos no mundo das nuvens e das fantasias, mas é preciso muita força, coragem, ética, profissionalismo e determinação para fazê-los existirem no mundo terrestre e real. Em outras palavras, eles devem sempre estar 'conectados' à realidade social e material de todos(as) aqueles(as) que dele participam.
Cabe ressaltar que para a realização de qualquer trabalho envolvendo grupo de pessoas temos que observar a sua aplicabilidade e viabilidade na vida prática. Ou seja, Não adianta:
> Pensar e não agir
> Prometer e não cumprir
> Falar e não fazer
> Sonhar e não realizar
> Plantar e não regar
> Criticar e não propor
> Problematizar e não solucionar
Nesta mesma linha de raciocínio quando um projeto social atinge os seus objetivos e alcança as suas metas propostas aí podemos dizer que ele cumpriu com a sua obrigação de formar e (trans)formar pessoas em cidadãos de bem, com o pleno exercício de seus direitos e deveres em sua comunidade.
Claro, existem várias formas e caminhos para o resgate da cidadania - valor este tão esperado e almejado pela maioria das pessoas. No entanto, ao se trabalhar com comunidades carentes e populações com extremas taxas de vulnerabilidade social, emocional, material e cultural, uma das vias de acesso mais próximas e rápidas para a conquista de uma sociedade mais justa, igualitária e, principalmente, cidadã, se dá pela trilha dos Projetos Sociais.
E hoje, temos participado de algum Projeto Social que faça-nos resgatar a nossa cidadania ou a de outros para a construção de um mundo melhor?