
Onde encontrar
@cidadaniaemacao


Um Projeto de Angelo Pavan

Cidadão em Ação

Curta nossa FanPage

Cidadania em Ação
Siga-nos
@cidadaniaemacao


(51) 9.84116533

á imaginou se aprender matemática fosse tão simples quanto fazer ginástica? Embora possamos dizer que trata-se de um verdadeiro exercício para a mente, é necessário entendê-la, aplicar teoremas e contar com uma boa dose de raciocínio para colocar em prática as técnicas aprendidas... uma verdadeira maratona!
Apesar de todos os seus desafios e dificuldades, a matemática ainda é a matéria preferida de muitos estudantes, e o curso universitário escolhido por aqueles que decidem dedicar-se aos números por toda a vida. Além de professores de matemática, todos os anos novos economistas, contadores e administradores são lançados no mercado. E o que seria dessas profissões se não fosse ela... a matemática?
Se você também se sente atraído pelos encantos da matéria, continue lendo. Vamos ajudá-lo a desvendar alguns deles logo abaixo.
J
Por que aprender matemática?
Há alguns séculos, Isócrates ousou dizer que a matemática e filosofia andam de mãos dadas. Á primeira vista, parece uma matéria como qualquer outra da grade curricular escolar, algo que pode ser comparado à literatura ou ao português. Na verdade, elas têm, sim, algo em comum: para trabalhá-las é necessário uma dose de afinidade. Alguns têm, outros não.

Encontrar afinidades com a matemática é algo que acontece com algumas pessoas durante os anos de escola.
Além disso, existe a questão de áreas de atuação: alguns têm afinidades com humanas, outros com exatas e há ainda os que desejam se dedicar a cuidar das pessoas: são os profissionais da saúde.
Entretanto, algumas noções de matemática devem ser comuns à todos. Afinal, desde o caixa do supermercado até o pagamento das contas do mês, lidamos com números. E a qualquer momento da vida, pode ser que sintamos falta de desenvolver maiores habilidades em relação a eles. Prova disso são os alunos do Superprof: há estudantes de matemática de todos os perfis e idades.
A necessidade de tomar aula de matematica, se dá por diversos motivos:
-
Conseguir uma certificação relacionada à matéria;
-
Ser bem sucedido em uma prova escolar;
-
Conseguir aquela vaga de emprego ou promoção na empresa na qual você já atua;
-
Elaborar um planejamento de carreira.
Além disso, alguns cursos universitários exigem, como conhecimento prévio, um aprofundamento em algum ramo específico da matéria, que pode ser:
-
álgebra; (curso apoio)
-
aritmética;
-
trigonometria;
-
análises;
-
algoritmos;
-
geometria;
-
lógica.
Além disso, o simples fato de estudar matemática pode ajudá-lo a desenvolver algumas habilidades pessoais que, à primeira vista, parecem em nada relacionar-se ao tema:
-
Busca de soluções para problemas mais complexos;
-
Desenvolvimento da memória a curto e médio prazo;
-
Ativação da capacidade cognitiva;
-
Criação de metodologias de trabalho;
-
Capacidade de utilizar softwares mais elaborados.
Aprender matemática de maneira rápida é mais ou menos como aprender línguas: você precisará de uma boa dose de motivação e metas tangíveis para encontrar a metodologia que mais combina com seu perfil e suas necessidades. Lembre-se de que nem todas as pessoas são iguais: temos diferentes capacidades e habilidades para aprendizagem.
Pensando nisso... qual seria o método certo para você então? Ele pode ser exatamente o mesmo usado por aquele seu primo que conseguiu o primeiro lugar em uma universidade pública... ou então, algo totalmente diferente que, para ele, não funcionaria.
Melhores métodos para aprender matemática rapidamente
Para motivá-lo a aprender matemática de forma rápida e completa, nada melhor que contar com a ajuda de um professor particular, que poderá trabalhar totalmente focado em suas necessidades. Além da matéria em si, tal profissional poderá ajudá-lo a desenvolver algumas habilidades paralelas, como:
-
Ajudar sua mente a desenvolver um raciocínio que facilite o entendimento de problemas matemáticos;
-
Fornecer ferramentas que o ajudem a caminhar rumo aos seus objetivos;
-
Explicar-lhe por que você precisa realizar exercícios de memória e planejar bem a organização do seu tempo;
-
Compartilhar com você dicas, truques e quaisquer outros macetes que ajudem a aprender matemática de forma mais rápida.
Seja a partir de tabelas de multiplicações, seja por meio de estudos de situações reais de empresas, seja revisando exercícios complexos de matemática, o professor particular certamente vai ajudá-lo a evoluir no aprendizado. Para isso, entretanto, você precisa escolher o curso certo para você. Existem profissionais que atuam em diferentes vertentes e focos.
-
Aula teórica com prática de exercícios semanais;
-
Validação de conhecimentos;
-
Dicas para desenvolvimento de um raciocínio matemático;
-
Jogos para aprender de forma descontraída;
-
Exercícios que fornecem pontos chave para aprender a solucionar problemas.
É por isso que, se você deseja aprender rapidamente, o melhor a fazer é escolher um profissional certificado e experiente. Cada um tem o seu próprio método de preparar as aulas, adaptando-as às suas metas, especialmente quando houver necessidade de um aprendizado em ritmo acelerado.
Dentre as ferramentas principais, podemos citar: recitar fórmulas e soluções pré-definidas em voz alta, explicar a matéria que acabou de aprender com suas próprias palavras, praticar metodologias diferentes, pedir-lhe para repetir resumidamente o que aprendeu na aula anterior.

Alguns alunos aprendem melhor quando recitam as fórmulas aprendidas.
Se o seu tempo para estudar matemática é curto, é o professor que vai cuidar de mantê-lo motivado. Você precisará manter-se concentrado em seus objetivos, enquanto o profissional cuida da técnica e dos métodos para gerir bem o seu tempo e torná-lo mais proveitoso.
Na plataforma Superprof, é possível encontrar professores focados nos mais diversos perfis e metodologias. Basta você pesquisar e ler as avaliações deixadas por alunos. E podemos dizer que fazer um curso particular de matemática pode auxiliar no desenvolvimento de qualquer aluno, ainda que se trate de um autodidata.
É possível aprender matemática sozinho?
Aprender matemática é como aprender história ou física quântica: você precisa estar disposto a mergulhar nos livros, descobrir mais sobre a teoria e desenvolver uma linha de pensamento compatível com sua necessidade.
Bom... vamos admitir: a matemática é um pouco mais complexa até mesmo que algumas matérias de cunho jurídico. Você precisará ser capaz não só de visualizar os problemas propostos, como de analisá-los por diferentes ângulos, até encontrar a metodologia que levará à solução.
Quer um exemplo? Você já tentou resolver uma questão que necessita do Teorema de Pitágoras através do Teorema de Tales? Certamente, você não chegaria a conclusão nenhuma dessa forma. Para cada tipo de problema, existem os meios específicos para chegar à solução.
Isso sem contar as confusões comuns entre elementos matemáticos e conjuntos de números. Quem nunca confundiu números primos com números relativos que atire o primeiro livro. É por isso que, ainda que você seja do tipo que opta por estudar sozinho, é importante escolher a metodologia correta, que o deixará livre desse tipo de engano.
Além disso, você sabe se a sua memória é mais visual ou auditiva? Com esse conhecimento em mãos, você pode utilizar meios muito mais eficazes para o aprendizado. Se a sua memória for mais auditiva, dedique-se a recitar e recriar elementos já estudados, de modo a fixá-los melhor. Se você é uma pessoal visual, prefira o uso de folhas de exercícios, nas quais constem as fórmulas e revisões, de maneira bem disposta e agradável aos olhos.
Independentemente de qual seja o seu perfil, você vai precisar de motivação. Aliás, trata-se de um elemento que precisa estar presente em qualquer curso de matemática. Para memorizar gráficos, tabelas e fórmulas será necessário estar disposto a estudá-los. Para entender e resolver problemas, será necessário colocar em funcionamento o seu raciocínio lógico e as habilidades aprendidas.
Fórmulas e elementos mais fixos podem ser facilmente aprendidos em livros ou sites. Entretanto, existem técnicas que demandam o uso da pedagogia de um professor experiente para serem desenvolvidas. Não que seja impossível estudar e aprender sozinho. Há pessoas que realmente conseguem tal feito, porém, há algumas ressalvas:
-
Concentre-se nos detalhes. A matemática conta com diversas fórmulas que apresentam pequenas diferenças entre si. Não hesite em desenhá-las e estudá-las para que não haja confusão entre esses elementos;
-
Use e abuse dos jogos. Você pode baixar aplicativos descontraídos em seu celular e fazer uso deles no metrô, enquanto está a caminho do trabalho ou mesmo naquele momento de espera em um consultório médico. Isso permite passar mais tempo em contato com a matéria e ampliar seus conhecimentos;
-
Aproveite as ferramentas que estão à sua disposição. A calculadora online, e os sites que disponibilizam folhas de exercícios podem se tornar verdadeiros aliados nos estudos de um autodidata.

Calculadoras e outros acessórios podem ajudar nos estudos de matemática.
A matemática aprendida de maneira individual faz parte do dia a dia de algumas pessoas mas, é preciso lembrar que, nem sempre as metodologias empregadas são realmente eficazes. É por isso que dizemos que os meios usados para aprender fazem toda a diferença.
Conte, some e aprenda matemática agora
Para não errar na escolha do seu método, é importante fazer algumas perguntas a si mesmo:
-
Sou mais visual ou auditivo?
-
Quanto tempo tenho para me dedicar aos estudos?
-
Prefiro estudar em livros ou vídeos?
-
Quão importante é o meu objetivo para o aprendizado?
Algumas premissas importantes a serem consideradas são: a facilidade com distrações, que pressupõem a necessidade de um professor para trazê-lo de volta ao foco e a autonomia do aluno, que sabe a hora de dar uma pausa nos estudos para um café.
Tudo isso depende da sua memória, capacidade de aprendizado, personalidade, facilidade em sintetizar informações e dedicação aos seus objetivos.
Qualquer pessoa pode aprender matemática rapidamente, basta estar disposto a dispender o tempo e a dedicação necessárias. Você está?