As pelejas do "Chico Diabo".
Mais uma história surpreendente caros amigos do canal; Acho que tu..... Tenho certeza que conhece a história de Francisco José de Larceda?? Não conhece o cara que matou Solano Lopez? Não conhece Solano Lopez? Mas a Guerra do Paraguai tu já ouviu ou leu com toda certeza...Pelo menos para passar naquela prova de história nos tempos do colégio.
=============================================================
Pois "entonces", agora vais conhecer um pouco desse personagem que não se aprende na escola, por seu ato de bravura ou covardia na Grande Guerra Sul americana foi imortalizado... Na guerra atos heroicos sao vistos dependendo do lado que se está, com muito ou pouco valor. E esse herói nacional, criado pelo momento foi uma figura surgida do nada para ser marcado no panteão de nossa história.
===========================================================
Se tu deres uma olhada na web o nome "Chico Diabo" aparecem vários verbetes, mas aqui tu vai viajar pelos momentos da vida dele, como eram os grupos de Voluntários da Pátria que ele fez parte, mas bem superficialmente, claro que se for de uma forma minusciosa iríamos "prozear" infintamente, aqui apenas semeio á curiosidade... O restante é com vocês amigos.
=============================================================
curte lá, segue nosso canal, semanalmente teremos vídeos com inumeras histórias que não aprendemos na escola.
atenciosamente Marcelo Valerão.
============================================================================
Seguem as fontes para o episódio (biografia, fontes primárias, fontes secundárias, consultas de sites, vozes da minha cabeça KKKK!!!!, etc....) consultadas para tal "causo" contado por este ser (Marcelo).
DE SOUSA, Jorge Prata. Escravidão ou morte: os escravos brasileiros na Guerra do Paraguai. Mauad Editora Ltda, 1996.
BETHELL, Leslie. O imperialismo britânico e a Guerra do Paraguai. Estudos avançados, v. 9, n. 24, p. 269-285, 1995.
CHIAVENATO, Julio José. Genocídio americano: a Guerra do Paraguai. Editora Brasiliense, 1980.
CHIAVENATO, Julio José. O negro no Brasil da senzala à Guerra do Paraguai. Brasiliense, 1980.
DE CARVALHO NETO, Paulo. Folclore da guerra do Paraguai. Journal of Inter-American Studies, v. 3, n. 2, p. 273-280, 1961.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Diabo
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/12/nao-o-vejo-como-heroi-diz-tataraneta-de-cabo-que-matou-solano-lopez.html
https://www.facebook.com/GuerraseSuasCuriosidades/posts/o-cabo-que-terminou-a-guerraem-tempos-do-brasil-imp%C3%A9rio-uma-guerra-parecia-estar/2265354687064994/
http://memoria.bn.br/docreader/WebIndex/WIPagina/720640/490
As imagens contidas seguem de acordo com as diretizes da internet. Logo com isso se soma históriaa oral e a história das mentalidades acerca do tema abordado.
https://www.instagram.com/marcelovalerao/