China suspende importações em 2 frigoríficos do RS
A China suspendeu importações de três unidades processadoras de carne do Brasil, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira, citando preocupações de Pequim de conter novo surto da epidemia de Covid-19.
Foi suspensa a importação de frango de dois frigoríficos do Rio Grande do Sul, da JBS, de Passo Fundo no Norte do estado, e da Minuano, de Lajeado, no Vale do Taquari. O país asiático foi o primeiro a registrar casos de contaminação pelo coronavírus.
Em comunicado, o ministério acrescentou que o órgão chinês responsável pela área (GACC) "solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores".
"Não nos foram apresentados formalmente os motivos das suspensões", disse o ministério.
Embora não existam evidências de que os alimentos transmitam o vírus, foram suspensos os pedidos de empresas que tenham casos confirmados da Covid-19 entre os funcionários. Também foram suspensas as importações de dois frigoríficos no Mato Grosso.
