top of page

Dia Internacional da Igualdade Feminina – 26 de agosto

A celebração da data, em 26 de agosto, é um marco da luta das mulheres por empoderamento e paridade entre gêneros.Essa discussão é fundamental nas escolas, empresas, comunidades e nos meios de comunicação para mudar a compreensão geral de questões que envolvem a busca pela igualdade entre mulheres e homens.

O feminismo ampara este caminho a ser percorrido e ganha força em nossa sociedade. No entanto, mesmo com a popularização do debate ainda existem problemas que devem ser enfrentados, tais como a pouca representatividade política, a violência e as desigualdades no mercado de trabalho.


Vale a pena ler um pouco mais sobre o feminismo e entender sua real intenção. O feminismo defende a condição de igualdade entre homens e mulheres na sociedade e o direito de decidirem sobre sua vida tanto individualmente quanto no âmbito político e coletivo, é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.


No dia de hoje vamos parabenizar algumas grandes ativistas feministas que lutaram pelos direitos iguais entre mulheres e homens: Zainah Anwar - "Deus não pode ser Deus se Deus é injusto”.

Ana Francis Mor - “Precisamos pensar em nós mesmas/os como criadoras/es de nossas próprias verdades.”

Isatou Touray - “O silêncio mantém o status quo. Eu decido falar. Eu decido me levantar.”

Sandra Mazo - “Precisamos entender nosso poder e energia, precisamos ser conscientes que somos fortes.”

Dawn Cavanagh - "Amor e compaixão são centrais para nosso ativismo. Porque não podemos esperar por alegria. Alegria é uma luta em si mesma”.

Nilza Iraci Silva - “ Nós negras ousamos resignificar o conceito do Bem Viver, apostando na utopia de uma vida plena, com dignidade, justiça e prazer. É simples assim.”

María Consuelo Mejía -  “Reconhecer a liberdade de consciência própria de qualquer pessoa é essencial para a autodeterminação, um caminho seguro na busca pela felicidade.”




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page