Estado aumenta os testes contra o COVID-19
O Estado aumentará a capacidade de testes diários por RT-PCR, o exame que identifica o coronavírus no período em que está ativo no organismo. Com o apoio do programa Todos pela Saúde, que já doou ao Rio Grande do Sul cinco respiradores e milhares de equipamentos de proteção individual (EPIs), o Estado ainda fará mais 3 mil novos testes diários entre julho e agosto, chegando a 4 mil.
O teste RT-PCR faz a detecção direta do vírus em secreção respiratória e é o padrão-ouro para diagnóstico da infecção aguda sintomática. Este exame é recomendado para pessoas que possuam sintoma da Covid-19, com duração entre 3 e 7 dias.
- A primeira etapa da ampliação começa na segunda quinzena de julho, com mil novos testes diários aplicados em todos os trabalhadores e residentes de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), sintomáticos ou assintomáticos, a partir do primeiro caso confirmado para Covid-19.
- O segundo grupo a ser testado envolve todos os trabalhadores de estabelecimentos de saúde, sintomáticos ou assintomáticos. Seguindo a mesma regra do primeiro, assim que houver um caso confirmado no estabelecimento, todos os trabalhadores deverão ser testados, incluindo contactantes (pessoas próximas que tiveram contato).
- O terceiro grupo envolve a testagem, de forma gradativa, de todos os que apresentem sintomas de síndrome gripal. Na primeira etapa, entrarão os moradores da Região Metropolitana, da Serra e do Norte, regiões consideradas mais críticas no momento.
A segunda etapa da ampliação, cuja previsão de início é agosto, acrescentará as pessoas com síndrome gripal que residem nas outras regiões do Estado e um quarto grupo, no qual estão inseridos contactantes de casos confirmados para Covid-19 por RT-PCR.
Fonte: Clic Camaquã
